Você chegou até esse artigo, pois está procurando uma receita de bolo de carne para cachorro que seja fácil de fazer não é mesmo?! Então, você está no lugar certo, pois essa é uma ótima opção de oferecer um petisco saudável para o seu filho de quatro patas.
Esta receita de bolo para cachorro é preparada com ingredientes simples e naturais, como carne moída, aveia, pipoca sem sal, etc., todos os alimentos que você já é acostumada a ter em casa.
Mas, se você ficou pensando “por que incluir pipoca no bolo?!”, saiba que é uma alternativa para preparar um bolo de carne para aniversário de cachorro no tema de festa junina. E como a pipoca é crocante pode despertar o interesse dele e acostumá-lo a experimentar novos sabores e texturas, porém se preferir, você pode fazer o bolo sem a pipoca.
Neste caso, o bolo de carne para cachorro, além de ser uma escolha mais saudável aos petiscos industrializados, se torna uma maneira divertida de interagir com ele e estimular sua curiosidade.
Portanto, neste post, além de aprender a preparar, você vai conhecer os benefícios de oferecer essa receita para o seu cachorro, vai saber também como introduzir o petisco na dieta dele com todos os detalhes e fazê-lo balançar o rabinho de alegria após comer.
- Por que oferecer bolo de carne para cachorro (com pipoca)
- Receita de bolo de carne para cachorro (com pipoca)
- Quando oferecer esse petisco?
- O que você vai precisar para preparar a receita:
- Ingredientes necessários
- Substituições para preparar o bolo de carne para cachorro:
- Como fazer bolo de carne para cachorro? Confira o modo de preparo detalhado da receita desenvolvida pela Chef di Animale:
- Você também deve gostar dessas receitas: receitas de petiscos para cachorro
- Dicas de armazenamento e validade do bolo de carne
- Benefícios da receita para o cachorro
- Como introduzir o bolo de carne para cachorro na dieta do seu pet
- Chegou a hora de preparar o seu bolo!
- As pessoas também perguntam sobre bolo para cachorro…
Por que oferecer bolo de carne para cachorro (com pipoca)
Eu como também sou tutora de um cão da raça shih tzu de quase oito anos (o tempo passa muito rápido, socorro), comecei a me questionar e achar muito “triste” ele passar a vidinha toda só comendo ração seca.
Por isso, hoje passei a oferecer alimentação natural cozida e balanceada para ele, mas isso é papo para outro artigo. E o bolo de carne para cachorro pode ser uma das opções de petisco saudável e natural.
Quais os benefícios nutricionais do bolo de carne para cachorro?
Primeiramente, a carne bovina é uma ótima fonte de proteína animal e muito palatável para os pets, ou seja, geralmente é um alimento bem aceito pelos cachorros, assim como a carne de frango também.
O mais bacana é que você terá total controle ao preparar receitas para cachorro em casa e com ingredientes naturais, pois não serão adicionados aditivos artificiais e conservantes. E assim, proporcionando muito mais qualidade de vida ao seu cachorro.
E sobre a adição da pipoca ao bolo de carne para cachorro?
No caso dessa receita, a pipoca entra como um alimento temático para receitas de festa junina pet. Porém, como eu falei anteriormente, se você preferir não precisa incluir a pipoca na receita.
No entanto, você precisa saber que a pipoca deve ser preparada sem sal, açúcar, manteiga ou outros temperos que podem ser prejudiciais para a saúde do seu pet. Dê preferência a pipoca preparada em panela.
Receita de bolo de carne para cachorro (com pipoca)
Quando oferecer esse petisco?
Essa é uma opção excelente para oferecer ao seu cachorro em diversas ocasiões. No entanto, é importante você saber que o bolo de carne para cachorro não serve para substituir a alimentação balanceada que ele tem no dia a dia.
É um petisco que deve ser oferecido apenas em alguns momentos especiais ou como recompensa e sempre em quantidades moderadas, conforme o tamanho e as necessidades nutricionais dele.
Agora confira os momentos em que você pode oferecer essa delícia para o seu pet:
- Festinha de aniversário com tema junino (neste curso aqui, você vai encontrar diversas receitas temáticas de festa junina para cachorro);
- Festinha de aniversário tradicional;
- Como recompensa e agrado em casos de adestramento ou reforço positivo.
O que você vai precisar para preparar a receita:
Abaixo segue a lista dos principais utensílios que irão te ajudar e facilitar a preparação da receita:
Utensílio #1
Balança Digital de Cozinha: Essa da foto é a que eu uso aqui em casa e ela me ajuda muito no meu dia a dia. Com ela faço a pesagem da quantidade de alimentação natural que preciso oferecer ao meu cachorro, conforme o tamanho e o peso dele.
E se você também quiser introduzir a alimentação natural para o seu pet, sem dúvidas você vai precisar de uma balança como essa para pesar os alimentos da maneira correta.
Algumas características da balança: Ela tem precisão para qualquer tipo de objeto, e faz a pesagem eletrônica de até 10kg e você só vai precisar de duas pilhas AA. Sendo uma balança pequena e leve, vai se acomodar em qualquer cantinho da sua cozinha.
Quando eu não tinha uma balança, sempre ficava na dúvida se a quantidade de ração que eu oferecia era correta, pois é necessário ofertar a porção certa para que ele obtenha todos os nutrientes que precisa.
E para essa receita você vai precisar saber a quantidade de gramas exata dos ingredientes, nem de mais, nem de menos para não prejudicar a saúde do seu cachorro, então a balança se faz necessária.
Utensílio #2
Forma para Bolo: Neste caso, você vai precisar de uma forma pequena para levar seu bolo ao forno. E se você ainda não tem uma forma com tamanho menor, que tal aproveitar esse momento para demonstrar todo amor ao seu cachorro fazendo o bolo no formato de coração?
Principalmente se a intenção da receita for para comemorar o aniversário dele, o bolo nesse formato será um charme a mais na decoração e ficará lindo nas fotos.
Algumas características da forma: É feita de alumínio e antiaderente com as seguintes dimensões: 22,5 x 22,5 x 10,5 cm; 127g.
E você pode guardar essa forma como exclusiva para a preparação das receitas do seu pet!
Ingredientes necessários
Existem diversas receitas na internet de bolo de carne para cachorro, porém para preparar essa versão especial você vai precisar de:
- 2 ovos;
- 50g de patinho moído;
- 30ml de óleo de coco;
- 100ml de água;
- 50g de farinha de arroz;
- 70g de aveia em flocos;
- 6g de bicarbonato de sódio de uso culinário;
- 15ml de kefir, limão ou vinagre de maçã;
- 20g de pipoca;
- Gergelim (para decorar).
Essa receita rende aproximadamente 250g e é permitida para cães e gatos.
Substituições para preparar o bolo de carne para cachorro:
Os ingredientes listados acima são os indicados para preparar a receita que vou ensinar nesse post. Se você precisar substituir algum deles por qualquer motivo, pode fazer a seguinte troca:
- A farinha de arroz pode ser substituída por: trigo integral, linhaça dourada e amaranto.
Como fazer bolo de carne para cachorro? Confira o modo de preparo detalhado da receita desenvolvida pela Chef di Animale:
Com todos os utensílios e ingredientes separados, é hora de finalmente preparar a receita.
Tempo de preparo: aproximadamente 15 minutos.
- Passo #1: pré-aqueça o forno a 180°C;
- Passo #2: em um recipiente, acrescente os dois ovos, a carne, duas colheres de óleo de coco e misture;
- Passo #3: acrescente os 100ml de água, a farinha de arroz e misture um pouco;
- Passo #4: acrescente a aveia em flocos, adicione nesse momento 15 ml de kefir, limão ou vinagre de maçã e misture;
- Passo #5: acrescente o bicarbonato de sódio (que vai atuar como um fermento para crescer o bolo);
- Passo #6: por fim, adicione a pipoca para dar crocância a receita e misture bem;
- Passo #7: em uma forma, pincele óleo de coco e adicione a massa do bolo na forma;
- Passo #8: se quiser pode colocar um pouco de gergelim por cima da massa para decorar e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.
Você também deve gostar dessas receitas: receitas de petiscos para cachorro
Dicas de armazenamento e validade do bolo de carne
- Deve ser congelado, refrigerado ou manter em local seco e arejado? Refrigerado ou congelado;
- Qual a validade dele nas condições de armazenamento? 3 dias refrigerado ou 30 dias no freezer.
Você precisa saber que essa receita é indicada somente se o seu cachorro for saudável, então em caso de dúvidas sobre oferecer qualquer tipo de alimento ou dieta nova para ele, é fundamental consultar um médico veterinário principalmente que tenha conhecimento nessa área de alimentação natural como um nutrólogo pet.
Gostou dessa receita? Clique na imagem abaixo, que você vai encontrar muitas outras opções de petiscos saudáveis para o seu cachorro!
Benefícios da receita para o cachorro
Fonte de proteínas e outros nutrientes
Como já comentei anteriormente, a carne bovina é uma ótima fonte de proteína animal, sendo muito palatável e bem aceita pelos cachorros. Porém, outros ingredientes dessa receita também possuem diversos benefícios, veja abaixo:
Óleo de coco
Você sabia que o óleo de coco acelera o metabolismo e também proporciona mais energia? Também serve como prevenção de algumas doenças como, por exemplo, redução do colesterol, regulando as taxas do HDL que é o bom colesterol.
E em vários outros casos é bastante benéfico tanto para nós seres humanos como para os cachorros.
Aveia em flocos
A aveia é um cereal de alto valor nutritivo, contendo muitas fibras, nutrientes e minerais. Além de antioxidantes e vitaminas do complexo B.
Como introduzir o bolo de carne para cachorro na dieta do seu pet
Novamente é importante reforçar que os petiscos como bolos, biscoitos, etc., devem ser oferecidos ao seu cachorro com moderação e de forma gradual. Abaixo estão algumas orientações para ajudá-la a introduzir este petisco na alimentação dele ou dela.
Qual a frequência e quantidade de consumo ideal?
O bolo de carne para cachorro pode servir como forma de recompensa ou um agrado ao seu pet, mas evite quantidades superiores a 10% da alimentação total diária dele.
Por exemplo, se ele ingere 250g ao dia de alimentação, você pode oferecer até 25g extras que equivalem a 10% dos 250. Visto que oferecer em excesso, infelizmente pode trazer a obesidade ao seu cachorro e com ela outras doenças.
E mesmo que os alimentos sejam naturais e saudáveis, ainda assim, não é recomendando ofertar em substituição a refeição diária dele. Realmente deve ser somente um petisco!
Veja a seguir os formatos e tamanhos de porções para diferentes raças e idades de cachorros:
Você já deve saber, que os cães têm necessidades diferentes em várias fases da vidinha deles. Pois, os filhotes, no início, não tem os dentes, portanto, o tamanho e o formato das porções de bolo de carne para cachorro devem ser adequados a cada fase.
Confira abaixo uma tabela simples para você identificar em qual fase seu cachorro se encontra, lembrando sempre de tirar todas as suas dúvidas caso necessário, com um médico veterinário de sua confiança.
Raça/idade do cachorro | Tamanho/formato da porção |
Filhote pequeno | Pequenos pedaços ou bolinhas |
Filhote grande | Pedaços médios ou bolinhas |
Cachorro adulto pequeno | Pequenos pedaços ou bolinhas |
Cachorro adulto grande | Pedaços médios ou grandes |
Sugestões de complementos para decorar o bolo de carne
Você pode usar também outros petiscos saudáveis para decorar o bolo após pronto. Abaixo confira algumas sugestões:
- Vegetais cozidos, como cenoura, abobrinha ou brócolis;
- Frutas como maçã ou banana;
- Ovos cozidos.
Então, não se esqueça de seguir sempre as recomendações das quantidades citadas aqui no post e também consultar um veterinário. É sempre importante passar esse recado para você!
Chegou a hora de preparar o seu bolo!
Ao longo do texto, você conheceu os benefícios do bolo de carne para cachorro, além de obter informações sobre os ingredientes, você também aprendeu a maneira correta de oferecer esse petisco.
Ficou claro que esse bolo é uma opção saudável e saborosa para ofertar em momentos especiais ao seu cachorro, além de ser uma receita muito simples e fácil de fazer.
Lembrando, que os petiscos saudáveis, são sempre a melhor escolha para ele, por serem livres de conservantes artificiais, mas é sempre importante você procurar as informações corretas e em caso de dúvidas consultar um médico veterinário.
Espero de verdade que você tenha gostado desse post, assim como eu amei escrever para você. Então, chegou o momento de fazer o bolo de carne para cachorro e ver o seu pet balançando o rabinho de tanta felicidade após comer!
E a pergunta que não quer calar…já levou seu cachorro para passear hoje?!
*Este artigo contém links de afiliado, caso você adquira algum produto indicado eu recebo uma comissão.
Deixe um comentário